Todas as pessoas devem procurar um cardiologista para avaliação cardiológica a partir dos 40 anos, independente da presença de sintomas. Essa visita inicial se faz necessária para estabelecimento de uma prevenção primária, ou seja, antes de algum evento cardiovascular ocorrer. Também é nesse momento que o cardiologista estima o risco cardiovascular de eventos cardíacos e pode planejar estratégias para esta prevenção primária.
Se existe alguma condição clínica prévia ou algum problema de saúde com impacto na saúde cardíaca antes dessa idade, a visita deve ser antecipada. A presença de sintomas cardiovasculares como dor no peito, falta de ar, palpitações ou desmaios faz a visita ao cardiologista se tornar urgente. Outros sinais como níveis pressóricos elevados e frequência cardíaca baixa ou elevada devem ser avaliados por um especialista com brevidade.
Essa visita também deve ser antecipada se houver a intenção de iniciar atividades físicas de forma mais intensa. Cirurgias de porte moderado ou procedimentos com necessidade de anestesia também podem necessitar de avaliação cardiológica prévia.
Enfim, as indicações para visita ao cardiologista são várias. Além disso, a vigilância cardiovascular e a adoção de hábitos de vida saudáveis são essenciais pra longevidade. Procure seu cardiologista para orientação sobre esses hábitos saudáveis e para manter a saúde do seu coração em dia.