Embora não seja legalmente obrigatório apresentar atestado para se matricular em uma academia, é muito importante procurar um médico cardiologista antes de começar o seu treino. Com a avaliação desse profissional de saúde pode-se estabelecer com uma maior segurança se o indivíduo está apto, do ponto de vista cardiovascular, a fazer esforço físico, bem como dimensionar a carga de exercícios adequada a cada situação.
⠀
Iniciar atividade física depois de um longo período de sedentarismo pode implicar em riscos reais para qualquer pessoa, e eles são proporcionalmente maiores à medida que a idade avança e na presença de um histórico de problemas de saúde.
Uma avaliação clínica com anamnese, exame físico e eletrocardiograma podem identificar condições clínicas potencialmente graves. Como exemplos, podemos citar a doença arterial coronariana, que poderia levar a um infarto em caso de exercícios físicos mais intensos que os tolerados. A ocorrência de arritmias secundárias ao exercício também pode necessitar de uma avaliação cardiológica com o objetivo de determinar a gravidade desse quadro e a possibilidade de continuar ou não a realização de exercício.Pode ainda ser necessária uma avaliação complementar com exames diagnósticos. O teste ergométrico é o mais utilizado e fornece informações fundamentais sobre o comportamento do coração durante o exercício físico. A ergoespirometria é um exame ainda mais completo e que vem sendo muito utilizado para avaliação cardio-respiratória de atletas (amadores ou profissionais). Outros exames como ecocardiograma, holter de 24h, entre outros podem ser utilizados a depender da avaliação inicial do paciente.
⠀
A realização de um check-up e a orientação médica prévia permitem diagnosticar possíveis particularidades e nortear cuidados para se usufruir com segurança de todos os benefícios reconhecidamente proporcionados pela prática regular de exercícios físicos.